sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PSICOLOGIA COM CRIANÇAS

A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS e DA ATIVIDADE LÚDICA NA TERAPIA COM CRIANÇAS 


A atividade lúdica da criança é o modo mais sensível do comportamento infantil. 
De 0 a 5 anos as crianças jogam em grupo, e ao mesmo tempo cada um na sua.
De 6 a 10 anos as crianças jogam competitivamente em grupos. Admiram os maiores e depois são aceitos no grupo. 
Com o tempo a evolução em direção à ordem, a regra e a disciplina vai acontecendo e se infiltrando nos jogos, nas atividades lúdicas.
        Os brinquedos podem se classificar em prontos, simples ou mecânicos. Estes são para a criança brincar de forma que ela consiga alguns efeitos, construções e combinações. Outros brinquedos são aqueles feitos aos poucos, em que a própria criança monta por exemplo os quebra-cabeças, onde o objetivo é terminar o que começou.
        O brinquedo é um objeto que muitas das vezes ajuda no desenvolvimento social da criança.
     A partir do sexto ano de vida, os brinquedos começam a fazer parte de brincadeiras mais elaboradas e/ou faz de conta.
       Por exemplo, ao brincar com bonecas, as crianças fazem de conta que são pais, utilizam carrinhos e berços.
      Acima de 10 anos a criança interessa-se por brinquedos muito elaborados em que são testadas a ter paciência, dedicação e são levadas a aprender a tomas a melhor decisão.
      Assim a psicologia possui vários recursos para ajudar as nossas crianças a lidar com vários momentos difíceis.


Até breve  ................................
       

          

Nenhum comentário: