sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS


                   Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

A área de Recursos Humanos é uma área multidisciplinar onde, sua aspiração maior é a de integrar percepções, sonhos e desejos.
     Cabe a área de Recursos Humanos integrar os desejos e as crenças dos executivos das empresas (e/ou dos donos), com também os desejos e vontades dos trabalhadores daquela empresa.
Para tornar a empresa mais flexível, feliz, saudável e competitiva, entre outras.
As organizações do terceiro milênio se distinguirão através dos recursos humanos. E para tal eles deverão estar felizes, comprometidos e altamente preparados para as freqüentes mudanças que com certeza acontecerão.
Uma das grandes áreas que recebe a incumbência de administrar este desafio é a área de Treinamento e Desenvolvimento.
Sem nos alongarmos muito e acabarmos sendo muito técnicos, que não nos interessa neste artigo, treinamento significa “o preparo da pessoa para o cargo”. (Chiavenato, 2002)
Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é “o preparo da pessoa para a vida e pela vida”. (Chiavenato, 2002)
Nos valendo do que conceitua o professor Chiavenato, podemos afirmar que treinamento é uma ação de Recursos Humanos pontual e que desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador, do trabalho e da organização.
A Área de Treinamento e Desenvolvimento  
Esta área é estratégica. Pois lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discute questões de clima organizacional, entre outros; bem como tem como tem como principais objetivos:
  • Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização;
  • Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades;
  • Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc;
  • Transmissão de informações;
  • Desenvolvimento de conceitos;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhorar a comunicação;
  • Diminuir o retrabalho;
  • Melhorar o relacionamento interpessoal;
  • Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas;
  • Etc.
Assim, no limite, a área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pelo “processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.” (Chiavenato, 1999)
A Área de Treinamento e Desenvolvimento versus a Era do Conhecimento*
Para finalizar, sabemos que o universo é composto de dados e que estes dados agrupados por classes ou famílias, transformam-se em informação.
No mundo dos negócios, conhecimento é poder.
Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e disseminado.  
Cabe a área de Treinamento e Desenvolvimento facilitar que a empresa inteira possa produzir este bem que é o bem mais valioso na nova economia.
* - DRUCKER, Peter. Administrando em tempos de grandes mudanças,

Nenhum comentário: