quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PLANTÃO PSICOLÓGICO NAS ESCOLAS

         Em alguns momentos na escola, pais, professores e alunos não sabem bem como agir em determinadas situações que chegam até eles das formas mais inusitadas. E aí vem a grande pergunta. Onde está o problema?
Normalmente a família não está todo o tempo com a criança, nem com a escola, mas a criança está sempre todos os dias com a família e a escola, sendo assim há uma tendência de, antes de um olhar diferenciado, um olhar que busque por um profissional capacitado para ajudar aquela determinada situação, Tanto o colégio como a famílila só têm uma ferramenta em comum debaixo dos seus olhos: a criança ou adolescente.
       Um olhar de observação, de criar oportunidades para abertura de novos espaços de conversas, de novas produções de criatividade, de momentos de descontração(porém com objetivos) e de atenção focada na demanda real da criança, da escola e da família, terá muito mais chances de sucesso.
     Muitas técnicas psicoterápicas podem ser utilizadas, tanto num atendimento psicológico a nível de Plantão dentro do próprio colégio, quanto também nos consultórios, como por exemplo a ludoterapia, a arteterapia....... enfim muitos recursos podem ser utilizados para que através da exposição da criança por meios que exigem menos cobranças, ela mesmo comece a se descobrir, a se conhecer, a criar meios de resoluções de seus próprios problemas,de começar a se abrir sem o medo da crítica, aumenta o seu próprio nível de interação com colegas e com a própria família e principalmente sua auto-estima e auto-confiança.
       Claro que todo processo terapêutico exige um tempo que será o da própria criança,não há um tempo lógico, mas sim o tempo que será trilhado pela criança e respeitado pelo terapeuta,colégio e familiares.
         A Arteterapia  por exemplo, possibilita uma linguagem capaz de abrir novos canais de comunicação na psique, onde o resultado desta experiência capacita o indivíduo a buscar recursos internos mais saudáveis.
        Todo o processo psicoterápico visa  promover os aspectos criadores, como fator de saúde e de transformações dos estados conflituosos para transformar energias destrutivas em construtivas. 
PASSAREI  A TRATAR DE ASSUNTOS ESPECÍFICOS DA PSICOTERAPIA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS. SE QUISEREM PODEM SUGERIR ASSUNTOS DENTRO DA PSICOLOGIA.

Nenhum comentário: