quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SOCIEDADE E PSICOLOGIA EM ALERTA

PLANTÃO PSICOLÓGICO

           Hoje em dia, o ser humano possui uma resistência grande ao que está fora do seu controle. O não previsto e o que emerge derrepente são fatos nos quais, normalmente, ele encontra dificuldades de enfrentar. Precisaríamos estar constantemente de plantão, em alerta, a espera de algo, e mesmo assim correríamos o risco de falhar na expectativa do que poderia vir a acontecer. A rotina cria uma zona de conforto onde não há ameaças, já o novo, o inesperado que desagrada, cria  medo, inseguranças, incertezas, desesperança e muitos outros sentimentos que causam dor, angústias, ansiedade.
       Assim como eles surgem podem ser tratados com a emergência que necessitam. Precisam ser observados, acompanhados, acolhidos, escutados, enfim, precisam de um olhar centrado nos sentimentos que emergem de cada situação vivida. Assim entendo o PLANTÃO PSICOLÓGICO, não só, mas principalmente, nas vivências de catástrofes que causam perdas, luto, e outras situações, como um modelo de atendimento que pode evitar muitos agravamentos de transtornos que certamente se instalaria. O momento é o "agora" para o atendimento, é o que está sendo vivido, o que está sendo falado, sentido.
A psicologia , com este olhar sensível, acolhedor e de grande desafio também para os psicólogos, propicia uma grande alívio ao ser humano. Estamos assistindo hoje momentos de muito sofrimento de parte da população. Uma psicologia atualizada, caminhando no mesmo sentido do desenvolvimento e das novas necessidades humanas é a grande demanda de hoje, do agora.. Este foi o tema defendido na minha monografia. Partilharei com vocês mas à frente este assunto, contando minhas experiências neste modelo de atendimento.

3 comentários:

Alexandre disse...

Paula. Pessoas precisam de você e dos seus conhecimentos. Ajudar é facil, mas saber o que fazer diante da tragédia é pra poucos. Assim vejo Psicólogos. Assim vejo você apartir de agora.
Beijos do seu irmão.
Alexandre Barreto.

Unknown disse...

A LUZ VEIO AO MUNDO !
É o tema que o TEMPO escolheu para formar o homem e eu com ele me incluir no seu BLOG. O TEMPO trabalha a LUZ em nós e a medida que dissipamos as trevas que o mundo vai alojando em nosso interior , vamos abrindo frestas e a luz vai penetrando, nos fazendo enxergar nossos saídas e nosso próprio singular caminho.
O TEMPO é a surpresa da vida. A cada minuto ele nos oferece uma novidade e se instala em nós com surpreendentes sensações , motivos e reações.
O TEMPO é o formador invisível e concreto, desconhecido e real, a nos convidar a viver , crescendo em corpo, alma e espírito.
A nós a sublime e difícil missão de decidir com ele, rápido e certeiro o que é melhor para n"ao deixá-lo passar incólume a nós e em nós.
Nesta leitura do modelo do TEMPO e do seu desenho em nós, descobrimos que não podemos viver a sós; a cada risco e cuidado dele em nós, amplia a nossa possibilidade de decidir pelo melhor ou desconhecê-lo e abraçar nossas trevas em decisões.
Para tudo o TEMPO tem um tempo. A vida do TEMPO depende de nós e do que decidimos participar da vida dele. Sozinhos demorarmos a entendê-lo e quase sempre ele passa e não volta mais, consumir TEMPO em toda a sua beleza e destreza em cada um de nós é única e exclusivamente tarefa da LUZ e aí vejo você PAULA, neste tema da LUZ como: FILHA DA LUZ, FILHA DO CÉU, FILHA DA PSICOLOGIA vivida e palmilhada na busca da felicidade. Vamos juntas viver o TEMPO.

Ass.: MÃE !

Fora do Ar disse...

O momento agora! Atuação oportuna e inoportuna... Assim que deve ser no cotidiano de todos os profissionais que atuam com a pessoa humana. "Adsumus"!