segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A FELICIDADE É POSSÍVEL DE SER RESGATADA

O ser humano possui uma capacidade inata que lhe impulsiona para a freqüente tentativa de progredir, ou seja, que dentro de si, a pessoa possui os mecanismos necessários para lidar consigo e com o outro.
Apesar das diferenças, de cada pessoa ser única, todos no seu íntimo possuem necessidades semelhantes, que em função de aspectos sociais e aprendidos, como maneira de se proteger ou ser aceito, a pessoa sem perceber vai ao longo do tempo abrindo mão dos seus valores, maneira de ser e sentimentos naturais  passando a viver em função de um padrão pré estabelecido.  A partir daí tende a achar que  aquilo que vem de fora é verdade e que o que sente quando diferente do pré estabelecido é ruim, é feio e que portanto deve ser eliminado ou camuflado dentro de si.
Nesse sentido a pessoa perde o seu “eu” como referencia distanciando-se de si, muitas vezes fazendo coisas socialmente aceitas mas no fundo ruins para si, ou coisas socialmente ruins, que terminam sendo ruins também para si, mas que fazem parte de sua fachada.
A tendência atualizante nada mais é do que a crença de que se o outro tiver condições  favoráveis, ele se direcionará de modo a suprir as suas necessidades e terá seus sentimentos muito mais claros em si. A partir daí, poderá aceitar e respeitá-los como legítimos e em conseqüência respeitar também o outro em sua individualidade.
Crendo na tendência atualizante, que mesmo tornando-se diferente, o outro tem o direito de ser o que é, a Abordagem Centrada na Pessoa entende que a melhor maneira de ajudá-lo é proporcionar condições ideais para essa transformação.
Diante das notícias trágicas que estamos vivenciando nestes últimos dias, podemos parar para pensar : Há condição de reconstrução daquelas vidas? sim há, pois a essência delas permaneceu, mesmo diante de todo sofrimento.Precisam é de muito acolhimento e muito amor para resgatar seu potencial de vida. E voce, o que acha?

Nenhum comentário: