sexta-feira, 13 de maio de 2011

PLANTÃO PSICOLÓGICO NOS DIVERSOS TIPOS DE  INSTITUIÇÕES:

    INÍCIO DE UM DIA DE AULA: A CRIANÇA ALEGRE, CHEGA A SALA DE AULA, COLORIDA, SENTA EM SUA CARTEIRA COMO DE COSTUME,SEUS AMIGOS ALI TAMBÉM PRESENTES,  E LÁ VEM A PROFESSORA/ OU A TIA .......SORRIDENTE PARA RECEBÊ-LOS.
INICIAM-SE AS ATIVIDADES E A PROFESSORA PEDE QUE FAÇAM UMA ATIVIDADE EM DUPLA.

CONFLITO INSTALADO:

    ANA (NOME FICTÍCIO) NÃO QUER REALIZAR A ATIVIDADE JUNTO COM NINGUÉM, E SE ISOLA, ENQUANTO OS OUTROS SE JUNTAM PARA FAZEREM SEUS PARES.A PROFESSORA PEDE À ANA QUE SE JUNTE COM OUTRA AMIGA/O, E ELA SE NEGA NOVAMENTE. É O PRIMEIRO EMBATE DO DIA NECESSÁRIO PARA INICIAR UM NÍVEL DE STRESS, DA PROFESSORA E DA CRIANÇA. 

 A PROFESSORA ENTÃO ABANDONA ANA E SEGUE A DAR AS INSTRUÇÕES DA ATIVIDADE.

  ANA COMEÇA A JOGAR COISAS NOS AMIGOS- ELA FOI DEIXADA DE LADO? ELA SE ISOLOU? A PROFESSORA PODERIA DAR ATENÇÃO SÓ À ELA?

  E ANA CONTINUA A TUMULTUAR A TURMA. E DEPOIS DE ALGUNS MINUTOS ANA CONSEGUE TIRAR PARTE DA TURMA DE SUA CONCENTRAÇÃO. SÓ RESTA À PROFESSORA TIRAR ANA DE SALA E LEVAR PARA A COORDENAÇÃO.

 UFA! VOCE PODE PENSAR QUE O PROBLEMA ACABOU, PORÉM O PROBLEMA CONTINUOU, POIS A PROFESSORA CONTINUA ESTRESSADA, ANA NÃO REALIZOU A ATIVIDADE E A TURMA DESCONCENTRADA. A PROFESSORA BUSCA MAIS ENERGIA PARA COLOCAR A TURMA EM ORDEM NOVAMENTE E CONTINUAR A ATIVIDADE QUE TINHA UM TEMPO PREVISTO E JÁ ULTRAPASSOU, BAGUNÇANDO COM O SEU PLANEJAMENTO FEITO COM TANTO CARINHO E PERFEIÇÃO PARA AQUELE DIA

    ESSE É UM DOS MILHARES DE CASOS QUE OCORREM NAS ESCOLAS E QUE PODERÍAM SER AMENIZADOS COM OLHARES DIFERENCIADOS PARA A CRIANÇA E PARA O PROFESSOR, QUE AO FINAL DO DIA PRECISA TER QUEM OUVÍ-LO. POIS ESSE STRESS SERÁ ARRASTADO PARA O DIA SEGUINTE.

  A CRIANÇA REPETE NOVAMENTE ATITUDES DE ISOLAMENTO, E DE COMPORTAMENTOS QUE INTERFEREM DIRETAMENTE NA TURMA, E ISSO AO SE TORNAR  FREQUENTE,  COM MEÇA-SE UM OUTRO NÍVEL DE STRESS COM A COORDENAÇÃO E OS PAIS DA CRIANÇA QUE DEVERÃO SER CHAMADOS AO COLÉGIO.

     O PLANTÃO PSICOLÓGICO NAS ESCOLAS É UMA FORMA DE ABORDAR AS QUESTÕES NO PRIMEIRO MOMENTO LOGO QUE ACONTECEM NÃO PRECISANDO SEQUER CHEGAR AOS PAIS. OS CONFLITOS QUE SURGEM PODEM SER AMENIZADOS E/OU RESOLVIDOS NO MOMENTO DA NECESSIDADE, POR ISSO É IMPORTANTE A PRESENÇA DE UM PSICÓLOGO PLANTONISTA NAS ESCOLAS.

         PENSO QUE, CONFORME DEFENDIDO EM MINHA MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, O PLANTÃO TEM O OBJETIVO DE SER UM ESPAÇO QUE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DA ESCOLA NO SEU TODO, BUSCANDO O BEM ESTAR DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ABRANGENDO TANTO A  PARTE PSICOLÓGICA COMO TAMBÉM A PEDAGÓGICA E FACILITANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE ALUNO,PROFESSOR,FUNCIONÁRIOS E PAIS.

=========================================================================


Nenhum comentário: